Tratamento da Foliculite

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tratamento da Foliculite

Mensagem  mairalmf em Qui Fev 21, 2013 6:36 pm

Não há ensaios clínicos randomizados para o tratamento da foliculite. As lesões geralmente se resolvem espontaneamente, com ou sem a drenagem. Se desejado, compressas de água morna podem ser aplicadas no local até 3 vezes ao dia. Depilação ou barbear o local devem ser evitados.
Na maioria dos casos a foliculite é causada por Pseudomonas aeruginosa e é auto-limitada, não requerendo terapêutica específica, apenas deve-se evitar a exposição a uma fonte de água contaminada.
Se as lesões persistirem, agentes tópicos, como a mupirocina, podem ser usados quando se supõe que a infecção é causada por S.aureus, sabendo-se que este agente não tem ação contra Pseudomonas. Antifúngicos tópicos podem ser usados em caso de foliculite causada por fungos.
Antibióticos sistêmicos não devem ser usados rotineiramente para o tratamento da foliculite, já que ela geralmente se resolve por si só.

Resumo:
A foliculite é um infecção bacteriana superficial localizada no folículo piloso com material purulento na epiderme. Se manifesta por lesões eritematosas, pruriginosas, pequenas e elevadas com menos de 5 mm de diâmetro.
Os mais importantes patógenos são S. aureus, P. aeruginosa, e Candida spp.
A foliculite normalmente se resolve por si própria ou com compressas mornas (com salina ou água). Se as lesões persistirem pode ser usado a mupirocina que tem ação contra S.aureus.

Referência:
Larry M Baddour, MD, FIDSA. Folliculitis. Official Topic from UpToDate®. This topic last updated: Dec 16, 2010.

mairalmf

Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum