Causas de aumento de creatinoquinase (ou creatinofosfoquinase)

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Causas de aumento de creatinoquinase (ou creatinofosfoquinase)

Mensagem  Thiago Andrade em Seg Jan 07, 2013 5:17 pm

Causas de aumento de creatinoquinase (CK)

A creatina quinase (CK) é o estudo laboratorial mais útil para a avaliação de pacientes com suspeita de miopatias. A CK é elevada na maioria dos pacientes com doença muscular, mas pode ser normal em miopatias lentamente progressivas. O grau de elevação da CK também pode ser útil para distinguir as diferentes formas de distrofia muscular.

Nas miopatias inflamatórias, a CK é geralmente, mas nem sempre, elevada, mais então em polimiosite e dermatomiosite do que em miosite por corpos de inclusão. É importante, no entanto, reconhecer que o grau de elevação CK nessas doenças tem uma relação imprecisa com a força muscular e, portanto, não deve ser enfatizado completamente em sequência na resposta do paciente à terapia. É também importante relembrar que uma elevação de CK no soro não implica necessariamente uma distúrbio primária miopático (Tabela 17). Muitas vezes o CK pode subir modestamente (geralmente para menos de 10 vezes o normal) em doença do neurônio motor e incomumente, elevações de CK pode ser visto na síndrome de Guillain-Barré ou polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória crônica. Doenças endócrinas, como hipotireoidismo e hipoparatireoidismo também podem ser associados com altos níveis de CK. Outras causas da elevação de CK sem ser doença neuromuscular incluem trauma muscular (quedas, injeções intramuscular ou subcutânea, estudos de EMG, choque elétrico), doenças virais, hipotermia, lesão cardíaca, convulsões, discinesias graves, ou o exercício vigoroso. Nestes casos, elevações de CK são geralmente transitórios e menos do 5x o normal.

[img] [/img]

Os medicamentos podem causar elevações séricas de CK, com ou sem fraqueza muscular associada (Tabela 18). Raça e gênero também pode afetar de CK (Tabela 19). Os níveis de CK são freqüentemente acima da faixa "normal" em alguns indivíduos africano-americanos e em pacientes com músculos aumentados. Ocasionalmente, as elevações benignas da CK parecem ter uma base hereditária. É extremamente raro que um CK ligeiramente elevada (três vezes ou menos) possa ser associado a uma miopatia subjacente na ausência de fraqueza muscular ou dor objectiva.

[img] [/img]

[img] [/img]

Testes sorológicos para outras enzimas musculares são significativamente menos útil do que a determinação da CK. Enzimas, tais como aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), e de lactato (LDH) pode ser ligeiramente elevado em miopatias. Como AST, ALT e LDH geralmente são medidas em painéis de triagem bioquímica, as suas elevação deve levar em consideração a medida de CK para determinar se a fonte é músculo ou fígado. Se um paciente com miopatia inflamatória é tratado com um agente imunossupressor que pode causar hepatotoxicidade, a enzima específica do fígado, gamaglutamil transferase (GGT) devem ser avaliada.

Em geral, as isoenzimas de CK não são úteis para avaliar as miopatias. Elevações CK-MM são típicos de doença do músculo, mas CK-MB está também elevado em miopatias e não indica que a doença cardíaca está presente.

Referência:
http://www.medscape.com/viewarticle/572269_4

Thiago Andrade

Mensagens: 11
Data de inscrição: 18/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum