Relação entre exposição ao carvão e DPOC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relação entre exposição ao carvão e DPOC

Mensagem  Renato Gomes em Seg Jan 07, 2013 7:50 am

Segue um trecho do UpToDate:

"Environmental exposure — Numerous studies indicate that environmental exposure to particulate matter, dusts, gases, fumes, or organic antigens may also be a risk factor for COPD [19-30]. As an example, a population-based sample (n=8515) found that COPD was more common among those exposed to occupational dust than those who were unexposed (OR 1.5, 95% CI 1.17-2.08) [19]. COPD is also more common in women exposed to indoor biomass smoke [25,31,32]."

--> Semelhante a isso, um parágrafo do GOLD diz que as evidências continuam a crescer a respeito da influência da exposição à fumaça da queima de biomassa (lenha, carvão, esterco, etc) e desenvolvimento de DPOC. Cita que entre 10 a 20% dos casos de DPOC são ocupacionais, não distinguindo entre as causas específicas. E frisa ainda que esse é um fator de risco importante em áreas pobremente ventiladas, não sei se em ambientes abertos seria um grande risco.

--> Esse outro trecho é de um estudo brasileiro, publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia, que estudou sintomas respiratórios em trabalhadores de carvoarias onde o trabalho era realizado basicamente em ambientes abertos, e o tempo de exposição diário não era tão grande:

"Dessa forma, a atividade carvoeira não determinou uma maior ocorrência de sintomas respiratórios nesses indivíduos quando comparados aqueles com outras atividades laborais. O hábito tabágico aumentou significativamente a chance de ocorrência de sintomas respiratórios e de redução da função pulmonar avaliada por espirometria. O controle do processo da pirólise não influenciou na ocorrência dos sintomas nesses indivíduos analisados. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar o real impacto dessa atividade na saúde respiratória, não somente dos trabalhadores diretamente envolvidos na produção de carvão vegetal, mas da população que vive nas proximidades destas propriedades."


Referências:
- http://www.goldcopd.org/uploads/users/files/GOLD_Report_2011_Feb21.pdf
- http://www.uptodate.com/contents/chronic-obstructive-pulmonary-disease-risk-factors-and-risk-reduction?source=search_result&search=pulmonary+obstructive+chronic+disease+antracosys&selectedTitle=6~150
- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132010000200009

Renato Gomes

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum