Causas de ombro doloroso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Causas de ombro doloroso

Mensagem  Thiago Andrade em Dom Dez 23, 2012 4:29 pm

PROBLEMAS COMUNS DO OMBRO
• Impacto (“Impingement”)
• Bursite subacromial
• Lesão do supra-espinhoso / tendinite do manguito rotador e ruptura do manguito rotador
• Tendinite do Bíceps
• Capsulite adesiva (ombro congelado)
• Artrite Glenoumeral
• Artrite acromioclavicular
• Coluna cervical /dor referida
• Instabilidade


Impacto: flexão para frente e abdução do braço além 90° (por sobrecarga de trabalho, jogos, etc) resultará na compressão da bursa subacromial, do manguito rotador superior (tendão supra-espinhal), e do tendão (cabeça longa)do bíceps. Estas três estruturas de tecidos moles estão arranjadas (localizadas) entre a cabeça do úmero (osso), do acrômio (osso), e do arco coracoacromial (ligamento), onde elas estão sujeitas a compressões repetidas, causando irritação e inflamação. Esse “impingement” (impacto) resulta nos três problemas ambulatoriais mais comuns do ombro: bursite subacromial, tendinite do supra-espinhoso e tendinite do bíceps.

Bursite subacromial: compressão repetitiva da bursa subacromial entre o tubérculo maior do úmero e do acrômio pode resultar em irritação aguda ou crônica e inflamação. A dor ocorre durante a elevação do braço além de 90° (posição de impacto) e é frequentemente referido abaixo da porção superior do braço (região deltóide) até o meio do úmero.

Tendinite do supra-espinhal / tendinite do manguito rotador e lesões do manguito rotador: Esportes ou atividade ocupacional repetitiva e outras lesões por superuso podem resultar em irritação, inflamação e micro ou macro lesões do manguito rotador. Por causa de seu suprimento vascular e localização superior (diretamente sob o acrômio ósseo), o tendão do supra-espinhal é o local mais comum de tendinite do manguito rotador. A dor ocorre principalmente durante a abdução ativa ou sob resistência e freqüentemente irradia para o braço (região deltóide) até a porção média do úmero.Lesões agudas ou crônicas do manguito rotador geralmente envolvem os tendões do supra-espinhal (mais comum) e infra-espinhal (menos comum).

Tendinite do Bíceps: devido à sua localização intra-articular (entrando na cápsula da articulação do ombro, passando através do sulco bicipital, emergindo sobre a parte superior da cabeça do úmero e se ligando à borda superior da fossa glenóide), o tendão do bíceps (tal como a bursa subacromial e o tendão do supra-espinhal) é submetido a impacto subacromial. A dor durante a flexão anterior e na supinação do antebraço geralmente é sentida anteriormente na região do sulco bicipital. (Devido à sua localização extra-articular, a cabeça curta do bíceps raramente é uma fonte de sintomas clínicos.)

Capsulite adesiva (ombro congelado): capsulite adesiva se refere à condição de diminuição globalmente progressiva (dolorosa ou indolor) da amplitude de movimento do ombro. Acontece mais comumente após lesão, bursite ou tendinite no ombro, ou acidente vascular cerebral, e pode ocorrer em associação com diabetes mellitus. Movimento passivo (iniciado pelo examinador) é diminuído em todos os planos e pode ser doloroso (precoce) ou indolor (tardio). Radiografias simples do ombro são normais.

Artrite glenoumeral: Artrite da articulação glenoumeral geralmente se apresenta com dor difusa, desconforto, dor maçante, amplitude de movimento ativa e passiva restritos. Inchaço da articulação glenoumeral pode às vezes causar perda do sulco deltopeitoral normal anterior (incomum). Artrite glenoumeral avançada pode estar associada com crepitação palpável ou audível com a amplitude de movimento. Raios-x simples são anormais com características de artrite (estreitamento do espaço articular, esclerose, formação de osteófitos).

Dor na articulação acromioclavicular: dor nas articulações acromioclaviculares é mais comumente sentida diretamente sobre a articulação, na porção superior do ombro. Ela pode ser confiavelmente precipitada por palpação direta sobre a articulação e passivamente (iniciado pelo examinador) por adução do braço através do peito.

Coluna Cervical com dor referida: O pescoço freqüentemente refere dor no ombro. Dor cervical não radicular freqüentemente irradia ao longo dos músculos trapézio supero-lateralmete e ao longo da borda medial da escápula posteriormente, por vezes, apresentando-se como dor no "ombro".

Instabilidade: Pacientes com instabilidade do ombro pode ter episódios recorrentes de subluxação e / ou luxação, com a instabilidade anterior sendo a mais comum. Os pacientes podem ter consciência do braço "escorregando" fora da articulação, tem apreensão/medo de realizar certos movimentos (especialmente abdução com rotação externa combinadas), e possuem história prévia de trauma ou hipermobilidade articular generalizada. Instabilidade do ombro pode acompanhar frouxidão articular devido a uma lesão associada ao lábio glenoidal.

PROBLEMAS MENOS COMUNS DO OMBRO
• Artrite Esternoclavicular
• Dor visceral referida


Dor na articulação esternoclavicular: dor na articulação esternoclavicular geralmente é sentida diretamente sobre a própria articulação e (menos freqüentemente) se irradia para região anterior do tórax do mesmo lado. Inchaço visível e palpável associado a sensibilidade local sugerem doença da articulação esternoclavicular. A articulação pode ser o local de artrite séptica em usuários de drogas endovenosas e artrite inflamatória em pacientes com espondiloartropatias.

Dor referida Visceral: Os pulmões, o diafragma, e o coração podem referir dor no ombro. Dor visceral referida é suspeitado em um contexto clínico através de uma cuidadosa história combinada com um exame regional do ombro negativo (apesar das queixas de dor serem no ombro).

Referência:
George, V. Lawry. Systematic Musculoskeletal Examinations. The University of Iowa Foundation, Lange – McGraw-Hill, 2012.

Thiago Andrade

Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum